Biomedical utiliza dispositivo de realidade mista para capacitar médicos a distância e transmitir cirurgias online
novembro 20, 2020

Matéria do SBT News: Hospital usa holograma durante cirurgia no Rio Grande do Sul

O Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre utilizou uma projeção holográfica durante uma cirurgia. Segundo a instituição, foi a primeira vez que um hospital do Brasil aplicou a tecnologia, ainda em caráter experimental.

O recurso acelera cirurgias e melhora os resultados em intervenções de alta complexidade. O holograma foi utilizado em uma paciente de 90 anos, no dia 22 de junho. As imagens da cirurgia foram liberadas nesta 2ª feira (5.jul).

A idosa estava com entupimento na artéria de uma das pernas, o que provocava dor contínua. A paciente foi submetida a uma aterectomia a laser -- técnica que utiliza emissão de luz para desobstrução de artérias. Enquanto realizavam o procedimento, os médicos acessaram a tomografia dela através do holograma. Em 12 horas, a paciente já estava liberada para voltar para casa.

"Com esse recurso, foi possível visualizar o exame, em imagem tridimensional, sem sair da mesa de cirurgia", explica Alexandre Pereira, cirurgião vascular do Núcleo de Doenças Arteriais. "Com a tecnologia 3D, poderemos navegar por vasos de difícil acesso", acrescenta o médico.

Vídeo da matéria do SBT News: